imagem-1
Suporta a identificação, valoração e mitigação de perdas em diversos pontos da cadeia de receita em uma visão fim-a-fim, ou seja, desde a correta segmentação de clientes, passando pela adequação da infraestrutura e dos processos operacionais, o registro efetivo de uso para efeitos da tarifação e a propagação eficiente desses registros na cadeia de Billing.

 

A abordagem considera que os seguintes pontos precisam ser constantemente monitorados, segundo o impacto na receita, apontando causas prováveis de vazamentos:
  • O tempo de uso dos serviços pelos assinantes desde a tentativa de estabelecimento da comunicação até sua conclusão;
  • A distribuição dos tipos de chamadas (locais, regionais, nacionais, de interconexão, roaming, etc.) e conexões (mensagens, dados em 2G, 3G ou 4G) e suas condições de serem propagadas na cadeia de tarifação;
  • A adequação dos meios utilizados com os planejados e contratados segundo os acordos de interconexão ou com fornecedores de conteúdo – se a relação custo/benefício para a empresa e para o Cliente está sendo vantajosa ;
  • Os níveis de perseverança dos Clientes na utilização dos serviços, frente a quedas e degradações, e quanto consequentes abandonos afetam a receita prevista para esses serviços;
  • A qualidade na geração do registros de uso a serem enviados para tarifação;
  • A ausência de registros de uso, por meio do batimento entre fontes diversas desses registros como centrais, gateways, plataformas e protocolos de sinalização.

Aplicações

Perdas por Abandono (Leakage Revenue)

Trata a evasão de receitas ocasionada por abandono de tentativas mal sucedida de chamadas, eliminando o efeito das repetições.

Qualidade da Bilhetagem (Billing Integrity)

Busca garantir que o registro de utilização do serviço ocorra e que contenha as informações necessárias para a tarifação, identificando e classificando falhas como: alterações no número ou endereço IP do usuário originador; áreas de tarifação incorretas; destinos inválidos; inserção ou supressão incorreta de dígitos; valores inválidos de data e/ou hora, dentre outras.

Projeção de receita – (Revenue Patterns and Projections)

Identifica padrões e tendências que apoiam a projeção de receitas por serviços e mesmo por perfil de clientes, com informações confiáveis sobre volumes e minutos de uso por serviço, região, interconexões, perfis de assinantes para grandes clientes, dentre outras.

Combate à fraude (Fraud Combat)

Trata a evasão de receitas ocasionada por situações de fraude no uso dos serviços, tais como: impossibilidades geográficas, by pass de rede, ghost calls, dentre outras associadas a usos irregulares ou anormais dos serviços de telecomunicações.

Mapeamento do fluxo de receita

Caracteriza e quantifica parâmetros em pontos de controle desde a origem do serviço até o destino, identificando se todas as fases do fluxo – direções, recursos, tempos e volumes estão bem definidas e tangíveis onde eventualmente, hajam deficiências.

Pontuação de riscos

É definida uma matriz de risco a fim de atacar os maiores ofensores, identificando os pontos onde monitorar, priorizar a atenção e levantar os custos necessários para as correções.

Garantia-de-Receita-azul
Garantia-Servico-azul
Gest_o-de-Cliente-azul
Interconex_o-azul
IOT-azul
Marketing-azul
Mobilidade-azul
Obrigacoes-Regulatorias-azul_new
OTT-azul
Planej-Rede-azul

© 2016 Visent